top of page

Resenha #23: A fofa do terceiro andar - Cléo Busatto


Título: A fofa do terceiro andar

Série: ---

Autora: Cléo Busatto

Número de páginas: 140 páginas

Editora: Galera Júnior (Galera Record)

Gênero: Drama adolescente

Nota: 5/5

O livro conta a história da Ana, uma garota mais conhecida por "a fofa do terceiro andar". Ana, desde pequena sempre foi uma garota... fofa. No início ela nem se importava, mas depois, quando a adolescência foi chegando, os adjetivos dirigidos a ela começaram a virar ofensa e a magoarem muito.

As implicâncias começam a sufocar Ana e para desabafar sobre tudo o que sente ela compra um caderno, onde escreve, escreve e escreve. Tudo vai para o caderno. Todas frustrações, tristezas, angustias... E isso a ajuda. É como se o caderno fosse um amigo, que sempre que precisar ela pode correr até ele e lhe contar tudo, que ele iria ouvi-la, sem criticar ou a julgar de alguma forma.

Mas colocar os sentimentos só no papel não é suficiente, ela também precisa mudar a si mesma, por dentro, principalmente, e por fora. Mas não mudar por fora por causa de beleza, ou coisas assim. Mudar para se sentir bem consigo mesma. Porém fazer isso sozinha não será nada fácil e para realizar essa tarefa superdifícil ela conta com Julia, uma amiga de infância, e também com uma pessoa muito especial que ela acaba conhecendo: Francisco, um garoto bem diferente dos outros.

Apesar de todas as dificuldades, todas as recaídas, angustias e frustrações Ana consegue superar tudo e redescobrir a si e ao mundo. Começa a enxergar tudo de um novo jeito, de uma maneira mais positiva. Agora ela é feliz do jeito que é, ao lado de quem ama e que a ama também.

 

“ Se tivéssemos uma bola de cristal para prever o futuro, a vida não seria tão encantadora e instigante. Quando nos entregamos ao imprevisível, a existência fica com cara de caixinha de surpresa. Quanta coisa sai dali. Nunca se sabe se uma dessas não é aquela que vai fazer a diferença. ”

 

Eu acho que todos deviam se inspirar na Ana, essa personagem forte e determinada. Ela passou por muita coisa, e mesmo depois de tudo conseguiu levantar e recomeçar a vida.

Se nós seguíssemos esse exemplo, muitas vezes iríamos conseguir coisas incríveis que acabamos desistindo perante as primeiras dificuldades!

O livro foi muito bem escrito, me encantando com a narração da Ana em seu caderno. A autora soube tratar a história com tanta leveza, que senti como se estivesse lendo o próprio caderno da Ana em que ela desabafa tudo que sente e nos conta o que acontece em seu dia a dia e também alguns fatos que já aconteceram. Ela descreve tudo de maneira simples e fácil de entender, o que é perfeito por se tratar da história de uma adolescente.

O visual do livro é bem simples, mas lindo e condizente com a história. O livro tem as folhas amareladas ♥ o que eu realmente prezo, pois tenho mais dificuldade na leitura com folhas brancas e claras.

O livro é bem curtinho, e dá para ler bem rápido. Comigo a história me prendeu, passei a madrugada lendo e acabei em menos de um dia! A Ana me cativou tanto que sempre que não estava lendo eu escutava uma vozinha me chamando para voltar às páginas do livro e descobrir o restante da história hahah.

 

Enfim pessoal, esse foi a resenha de hoje e me desculpem por estar a tanto tempo sem postar aqui! É que tá bem corrido por aqui esses dias... Mas to me esforçando pra ter um tempinho. Beijos e até o próximo post pessoal!

Últimos posts:
Facebook:

© 2014 por Rubia Helena e Paloma Borges.

bottom of page