top of page

Especial Halloween: Halloween e suas curiosidades


Olá, leitores

Eu decidi fazer um especial de Halloween aqui no blog, e também chamei o blog Miih e o Mundo Literário e ela aceitou na hora ♥

O especial começa hoje (26), e vai até sábado (31), iremos fazer vários posts literários relacionados ao Halloween. Entretanto, decidimos começar com a história por trás dessa data. Eaí, querem mesmo descobrir a verdade?

O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da junção do termo escocês "Hallo-Hellu" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Halloween, originalmente, não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta, chamado de Samhain, que celebrava entre 30 de outubro á 2 de novembro e marcava o fim do verão. Para os celtas, era uma data em que o véu que separava o mundo visível do invisível — o mundo dos vivos e dos mortos — se tornava mais ténue. Acreditava-se que os mortos regressavam e que os deuses e outros seres do submundo passeavam por entre os vivos. Durante este período, os antepassados eram honrados através de oferendas.

No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos - celebrado em 1° de Novembro; dedicado aos santos da Igreja Católica, para substituir o antigo festival pagão. Mas foi só mais tarde que surgiu o Dia de Todas as Almas, ou como conhecida no Brasil, Dia dos Finados, dedicado aos mortos - celebrada no dia 2 de Novembro. Apesar da celebração católica existir desde o século XI, foi apenas no século XIII que ela foi calendarizada pela Igreja. A festividade era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta, com fogueiras, paradas e pessoas mascaradas de santos, anjos e demônios.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha a princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos. Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces". O Halloween acabou se tornando uma data lucrativa do que religiosa, assim como o Natal, ele é um dos feriados que mais arrecada nos Estados Unidos.

1 - Doces ou Travessuras?

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

2 - Abóbora?

É comum falar de Halloween e pensar nas clássicas abóboras esculpidas. De acordo com as tradições irlandesas, um homem chamado Jack Miserable bebeu muito em um dia 31 de outubro, então o diabo veio buscar sua alma. Jack o enganou e viveu mais alguns anos. Quando morreu, não foi aceito no céu. O diabo estava ressentido, e também não permitiu que Jack entrasse no inferno. Assim, ele passou a viver em uma escuridão sem fim, com uma única brasa de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido, que passou a usar como lanterna. Depois de algum tempo, vieram outras versões para a história, esculpindo rostos assustados em batatas e abóboras.

3 - E as Bruxas?

No Brasil, a festa que temia os mortos passou a ser a festa das bruxas. Diz-se que, assim como no 30 de abril, 31 de outubro é uma data onde as bruxas se juntam com o Diabo. A lenda inclui feitiços, vassouras voadoras e muita confusão. Tudo isso é resultado da mistura de culturas, já que a tradição irlandesa que foi para os Estados Unidos acabou misturada aos contos de índios e africanos. Aliás, contam que para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?

4 - As Cores do Halloween

As cores mais usadas no Dia das Bruxas também têm significado.

Laranja: Tem a ver com energia e vitalidade. Dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava essa cor.

Roxo: Símbolo da magia que rodeia as comemorações do Halloween.

Preto: Cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes.

5 - Outros ícones do Halloween

Vassoura: Simboliza o poder feminino. A ideia é limpar a negatividade da vida. Morcego: São a visão que vai além das aparências e conseguem ver o íntimo das pessoas.

Maçã: A fruta é associada aos deuses do amor. No Halloween, ela é símbolo de vida.

É isso pessoal, espero que tenham gostado dessa introdução ao halloween, e como são muitas histórias sobre o dia das bruxas, e com os anos que se passaram ela foi se modificando não é possível dizer se todas essas são verdadeiras. E fiquem atentos que no decorrer da semana teremos vários post do dia das bruxas relacionados ao mundo literário. Beijos,

Fontes: Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4

Revisado por Thais Lopes

Últimos posts:
Facebook:

© 2014 por Rubia Helena e Paloma Borges.

bottom of page